Médico do Santos FC fala sobre a importância de suspender os treinos: “Prevenir ao máximo”

Ricardo Galloti, coordenador do departamento médico do Santos FC, esclareceu algumas dúvidas e falou sobre a importância da paralisação dos treinos do Peixe.

Paralisação das atividades

“O presidente fez uma reunião e o clube vai parar inicialmente por 20 dias. Nós já elaboramos e mandamos para os atletas uma cartilha com orientações gerais, de sintomatologia, como evitar, a prevenção e a transmissão, hospitais de referência e como nos contatar neste período. Então o departamento médico do Santos vai funcionar no período da manhã, em um regime menor de trabalho do que estava tendo, para atender possíveis casos e também continuar o tratamento de quem já estava no DM.”

Recuperação dos jogadores lesionados

“O Alison vai continuar fazendo fortalecimento, o Kaio Jorge teve entorse no tornozelo, mas já está evoluindo muito bem, já correu e está sem dor. O Marinho já está até treinando com o grupo, chutando bola, mas a parte de recondicionamento final é importante ele fazer. O Sasha com esse trauma lombar, já correu e está melhor. Esses atletas, como ainda estão em fase final, o Alison pode demorar um pouco mais, gostaríamos que ficassem aqui. E também os próprios atletas têm que se conscientizar de manter a forma de alguma maneira, porque se ficarmos parados 20 dias é um período longo para atleta de alto rendimento e vão se descondicionar muito, então pequenas medidas são válidas.”

Ricardo Galloti Santos FC
Ricardo Galloti (Foto: Reprodução de Vídeo | Santos)

Medidas de prevenção

“Foi uma medida sensata da federação e dos órgãos de saúde pública aqui do Brasil. Temos que prevenir ao máximo, porque a gente não sabe como isso vai se comportar aqui no país, estamos numa fase ainda de contenção que é o controle maior, então evitar e todo mundo ficar confinado. O Brasil é um país pobre no geral, com muita chance de transmissão, até dificuldade das pessoas executar a higiene correta. Então, todas as medidas tomadas estamos de acordo. Até comentei na reunião, as informações estão mudando diariamente, semanalmente, então a gente segue o Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e o que a CBF está preconizando. Ficamos assustados, pois não sabemos o efeito dessa patologia aqui no Brasil, então é isso mesmo, melhor pecar pelo excesso.”

Orientações

“O que a gente preconiza é a higiene de forma mais cuidadosa. Lavar muito as mãos com água e sabão que é o principal, se possível passar álcool gel. Se tiver gripado, mesmo não sendo o coronavírus, não entrar em contato com outras pessoas, tentar ficar mais em casa e evitar ir em lugares com aglomeração como shopping, cinemas e etc. Não é férias, é um período para a pessoa ficar contida em casa, até isso tudo passar, diminuir e termos uma certeza do que está acontecendo. Mas medidas de higiene são fundamentais.”

O Santos FC suspendeu os treinos do time profissional, Sereias da Vila e Categorias de Base por tempo indeterminado.

+ São Paulo 2 x 1 Santos: atuação dos jogadores.

+ Notícias do Santos Futebol Clube


+ Santos Futebol Clube
+ A Família Santista
+ Seja Sócio Rei

Rolar para o topo